sexta-feira, 10 de maio de 2019

Post.it: A reforma

Ontem foi a festa, a despedida final do último dia de trabalho. Acabou-se a rotina matinal, o acordar ao som estridente do despertador, esse despertar que me arranca violentamente do mundo dos sonhos. Depois, o abrir da janela ainda em pijama, lá fora chove, as pessoas caminham apressadas como se isso lhes evitasse a molha. Dentro de alguns minutos serei como elas, uma silhueta mais em fuga por entre os pingos da chuva. O pequeno-almoço engolido apressadamente e depois ir para as filas dos transportes públicos, dos carros fumegantes, de pessoas ao monte. Entrar no autocarro apinhado de gente com um destino similar ao meu, a viagem para o trabalho. Por fim chegar, cumprimentar as mesmas pessoas todos os dias, sentar-me e ficar ali, atenta nas acções, desatenta nos pensamentos que voam, saem para lá da janela e vão ser livres.
Ontem foi a festa de despedida, hoje também eu sou livre para criar novas rotinas, acordar devagar, viver o meu sonho do princípio ao fim sem abruptas interrupções.
Claro que tenho muito planos: inscrever-me num ginásio, fazer caminhadas encontrar-me com os amigos, fazer voluntariado, ir às comprar, viajar, viver aventuras, arranjar o jardim, visitar os filhos, brincar com os netos, fazer pequenos cursos, jogar golfe, ir ao cinema, frequentar festas, dançar, namorar, aprender a pintar, escrever um livro de memórias, sorrir, sorrir muito.
Mas ontem foi a festa, hoje quero apenas sentir a vida a passar devagar pelo meu corpo, pelas paredes da casa. Há um novo e agradável silêncio, nem o relógio se ouve, o rádio que relatava as notícias matinais está mudo, a televisão que actualizava as informações meteorológicas está apagada. Nem a torneira pinga sobre o lava-loiça de inox. Só os meus chinelos murmuram baixinho os segredos de cada passo sobre o soalho. Depois um estar de ossos, uma dor que desperta devagar, habitual companhia, coisas da velhice, penso conformada e sem queixume.
Ontem foi a festa, merecida, confesso. Foram anos, muitos anos de vida dedicada, cumprindo tarefas, horários e até para além deles. Os chefes chegavam e partiam, as colegas vinham e iam, eu, permanecia, fiel àquelas paredes, com os olhos voando para lá das janelas. 
Mas isso foi até ontem, hoje, depois da festa, há um novo amanhã para quem como eu inicia o seu período de reformada.


Sem comentários:

Enviar um comentário