quinta-feira, 16 de abril de 2015

Post.it: Sociedade

Viver em sociedade, na cidade, no campo, viver com pessoas, entre pessoas e às vezes tão longe delas. Acordar sozinha, conversando com os pensamentos. Há quem diga que já não existe solidão, há a internet essa rede que une galáxias mas unirá pessoas? Há o facebook, o twitter e mais umas quantas redes de amizade e “amizade”. Mas há diálogo, companheirismo, partilha? Há a presença de quem escuta, de quem aconselha, de quem apoia e eleva a moral? Há quem nos aconchegue com um abraço, nos olhe nos olhos, quem nos ampare uma lágrima, que nos faça sorrir, quem nos arranque uma inesperada gargalhada?
Vivemos em sociedade, mas o que é uma sociedade, alguém o sabe, alguém o vive verdadeiramente?
Por sociedade entende-se um conjunto de seres que convivem de forma organizada. Palavra que vem do latim e se define como “associação amistosa com outros”. Um colectivo humano que zela pelo bem-estar desse grupo.
Mas hoje  como se entende, como se vive nesta sociedade que se moderniza, que se individualiza?
Já tiveram a “sorte” de vos dizerem, “não sou uma pessoa sociável”, mas esperam, que os outros o sejam? Já vos aconteceu escrever um e-mail em que relatam os vossos queixumes e obter como resposta os queixumes dessa outra pessoa? Ficamos sem saber se devemos entrar em comparações e ficar por isso mais aliviados pela brandura das nossas inconstâncias.
A verdade, verdadinha, é que cada um construiu à sua volta um muro (por vezes de lamentações), uma ilha de desresponsabilização, um mundo de fronteiras pessoais. Para além destes novos universos, felizmente, ainda há os “clássicos”, os que entendem que a sociedade é um valor que personificamos, que nos edifica e humaniza. Que podemos viver sem muros, que nos podemos unir em múltiplas penínsulas, que contamos com os outros e os outros connosco, que espalhamos sementes, cuidamos delas e as vemos florescer à nossa volta como sociedade assente na valorização da Amizade.