sexta-feira, 24 de abril de 2015

Post.it: A liberdade

“A liberdade está a passar por aqui”, (se não houver greve dos transportes públicos).
Uma liberdade que foi conquistada há cerca de 40 anos e que existe realmente… 
Há liberdade para se fazer greve. Mas que não altera nada as razões da sua luta. Pode-se expressar livremente, até porque já ninguém escuta. Tem-se direito de voto, escolher quem queremos que nos governe, mas não conseguimos obter o direito a que nos governe bem. Podemos pedir emprego e obter despedimento, aumento salarial e obter redução.
“A liberdade está a passar por aqui”, mas não é a nossa liberdade, não aquela que levou à revolução dos cravos. É a liberdade de quem pode despedir sem razões para isso, destituir cada um da sua dignidade, do direito à saúde. A liberdade de surripiar direitos há muito adquiridos, herança de tantas lutas passadas. 
“A liberdade está a passar por aqui” e a ir-se embora. Fica a história para assinalar a data, fica o feriado (por enquanto) para descanso do cidadão. Fica a esperança, que a liberdade não passe, que fique, que pertença a todos e que seja usada com rigor, com humanidade, em Democracia (cuja característica principal é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão, de religião, a proteção legal e cultural da sociedade, e o dever de participar no sistema político que vai proteger os seus direitos e liberdade).