segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Post.it: Em chamas

Este país está a arder em chamas de revolta. Este país está queimado, esquecido, magoado. Este país está em lágrimas de devastidão, as únicas águas que tentam  sem conseguir, apagar o fogo do seu desespero.
Neste país arderam vidas, casas, florestas, ardeu a esperança, a confiança naqueles que lhes garantiram segurança e  protecção, que,  não chegou ou chegou demasiado tarde.
O país está em  cinzas, em pó,  espalhado por vales e montanhas que se vestem de um negro enlutado.
Este país está triste, uma tristeza cheia de lamentos que nenhum abraço consegue consolar.
Procuram-se os responsáveis, que são todos, mas a poucos são imputadas as culpas. Um pedido de desculpas, não resolve, sobretudo se é arrancado e não generosamente, solidariamente oferecido.
E aqueles que conscientemente e maldosamente atearam o fogo devastador, que lhes “arda” a consciência! Que lhes “queime” no coração cada vida destroçada, cada mãe sem filho, cada filho sem mãe, cada família sem tecto, cada trabalhador sem emprego, cada floresta sem verde, cada animal sem pasto. Este país vai erguer-se, renascer da cinzas, voltar a sorrir, sim vai!
Mas vai ser preciso muitos anos, muito trabalho e sobretudo muita coragem. Porque se é fácil erguer paredes, plantar árvores, é impossível fazer ressurgir as vidas que o fogo na sua passagem levou consigo. É preciso continuar a apagar o “fogo” que ainda arde em cada pessoa que o viu destruir-lhe a vida, um passado de labor para erguer o futuro. 
É preciso encontrar soluções para o agora e para o amanhã para que tal calamidade não volte a marcar a história deste país.

Sem comentários:

Enviar um comentário