segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Post.it: Conselhos a, talvez, seguir

Sou teimosa por vocação, persistente por querer, vou, insisto, sim, é verdade nem sempre dá certo, na maior parte das vezes. Mas detesto aquelas pessoas que nos estão sempre a “aconselhar”, quase a “proibir”, sempre a ver as coisas pelo lado negativo, “não vais conseguir”, “vais cair”. E caio, às vezes, quase sempre, mas a verdade é que me levanto, umas vezes a rir da queda, outras a chorar sem lágrimas, para que os “moralistas” não se fiquem a rir. Porque se riem, riem sempre, mesmo que façam um ar pesaroso e digam com carinho “eu bem que te avisei”. Pois avisaram, mas experimentar tem outro sabor, amargo, por vezes, mas um dia, ou melhor daí a muitos dias ou anos, esse amargo torna-se uma doce recordação e quando nada mais restar, contamos e recontamos essas pequenas aventuras.
Quando os amigos se forem, os familiares partirem, a saúde acabar, os anos se tornarem uma longa estrada com mais de passado do que de futuro, sabe bem sentarmo-nos no sofá, recostar a cabeça e lembrar, vamos rir das quedas e ficarmos, quem sabe até, gratos por cada uma.
Ainda bem que tentei, pelo menos mostrei garra, um pouco mais de sorte e teria conseguido. Mas e depois de vencer? “A felicidade é breve, a dor é longa”, uma companhia que se torna suave e doce. Também ela tem algo de bom, ensina-nos, faz-nos crescer. E eu cresci, como cresci. Tenho histórias que se tornam “velhas” amigas. Lembras-te?  Se me lembro, ainda bem que nunca desisti, de ti, de mim, de nós. Aprendi todas as lições que a vida me ensinou, porque estive presente e não porque me facilitaram a jornada.
Ao longo do tempo, a todos vou agradecendo: os avisos, o cuidado, agradeço sobretudo o depois, o amparo, a solidariedade, a amizade, o carinho… 
“Teimosa”, diziam-me os pais. “Tem cuidado”, repetiam os avós. “Não insistas”, replicavam os amigos. Bons conselhos, segui alguns, não a maioria, porquê? Porque é preciso viver a vida na pele, na carne, em cada lágrima e sobretudo no antes e no depois, em cada gargalhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário