sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Post.it: Cascata temporal

Talvez a o crescente da idade nos faça ganhar consciência de como tudo é efémero. Temos o hoje, o agora, o depois, sabe-se lá…
Sabemos apenas que se vai embora, não chega a ser uma partida, tão pouco uma despedida, é um processo quase linear. Não me lembro de me aperceber desta mudança, mas de um momento para o outro, dei-me conta de que é imparável, irrepetível, o passar do tempo com toda a panóplia de cores, de sons, de acontecimentos, de movimentos.
O tempo, sinto-o como água que me escorre por entre os dedos por muito que os una e aperte, quando os abro já nada resta da água que escoou. 
Há quem fique a apreciar essa cascata, eu não tenho tempo para apreciações, divagações, quero viver o hoje, desde o seu despertar até ao adormecer. Quero senti-lo, abraça-lo, guarda-lo na memória, torna-lo eterno dentro de cada neurónio. 
Uma eternidade limitada ao meu horizonte vivencial, à conjugação harmoniosa dos cinco sentidos. 
O tempo, esse traiçoeiro amigo que tudo nos oferece, que tudo nos sonega no momento seguinte. E nós gratos de tudo o que nos deu para conhecer, para viver e nele crescer, perdoamo-lo por essa falsa esperança de que todo o tempo é apenas criança e temos muito, muito mais para ser. 
Não nos podemos zangar com quem nos ensinou a caminhar, com quem nos amparou as quedas, quem nos foi companhia e caminho, quem nos foi companheiro e solidão, quem nos foi inimigo e irmão. 
Se o tempo nos for curto a culpa não é dele mas nossa que não lhe apreciámos cada instante, que não o vivemos de alma e coração. Que corremos quando devíamos ter parado para o ver e sentir no seu abraço longo e terno, denso e eterno.


Sem comentários:

Enviar um comentário