quarta-feira, 9 de março de 2016

Post.it: Dia internacional da mulher

Dia internacional da mulher, “ainda bem que existe"
. Porque é o resultado da conquista de mulheres que venceram barreiras, que ultrapassaram impedimentos sociais, culturais e até religiosos.
 “Que triste é que tenha que existir”.  Para que se lembrem dos direitos que na verdade deviam ser nossos por inerência de ser humano. Tivemos de trabalhar, de lutar, porque como diz M. Rodoreda “o papel da mulher que, em definitivo, é a mãe do homem”, haverá força maior, capacidade mais gloriosa do gerar vida, criá-la e dá-la ao mundo? Para depois ser esse mundo quem a olha de soslaio, num patamar de fictícia superioridade, sonegando-lhe a sua verdade, a sua história, a sua vitória, a sua vida feliz.
Hoje não é dia da mulher, pelo menos no calendário das celebrações, das lembranças que podem cair no esquecimento. Não escrevi ontem, foi de propósito, porque não quis cumprir o ritual de ter esse dia, unicamente esse dia como meu. Porque sou mulher, para minha graça, para algumas mulheres,  para sua desgraça, ainda assim é. Seja qual for a bandeira que se erga de vontades, de lutas, para elas, são parcas as vitórias. Terão de nascer e crescer as filhas, as netas, bisnetas e quem sabe quantas mais gerações. Para que nos olhem e nos reconheçam como iguais, mesmo que sejamos em muitas situações melhores, no entanto, uma vez mais, generosamente, maternalmente damos-lhe essa falsa ilusão, essa benesse de deixar nisso acreditar. 
É isso que nos torna humanamente superiores, a nossa generosidade, essa complacência, essa coragem de prosseguir e escrever no parto da história cada retalho da nossa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário