segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Post.it: Qual o plural de melhor amigo?

Fazem-me cada pergunta… Olho desconfiada para o meu interlocutor, deve haver por aí alguma rasteira, é o meu primeiro pensamento. Mas ainda assim ponho os neurónios todos a trabalhar. Uma e outra resposta vêm-me à mente, mas será a certa? Haverá certa? Uma só? Talvez várias, segundo as interpretações, segundo, talvez, os corações.
Qual o plural de melhor amigo? Gramaticalmente “melhores amigos”, óbvio, fácil, demasiado fácil para me ter chegado em forma de pergunta. Afinal a questão não é assim tão simples, porque “todos são melhores amigos”. Imagino o coro de vozes discordantes que esta afirmação levantou, pessoas sempre cépticas de que o melhor amigo possa existir em número considerável, bom, talvez com a sua parcela de razão, mas passo então a explicar, todos são os melhores amigos de alguém, formando assim no seu vasto conjunto (muitos) “melhor amigo”.
Ainda me parece fácil ser este o desenredo, o melhor é adensar a questão, aprofundar  o caso, se quisermos ir mais longe na aparente vã filosofia.
De tão cheia de incertezas, eis que uma certeza começou a emergir, primeiro o óbvio de que não há apenas uma resposta. Mas o meu interlocutor queria uma, a sua, e pareceu-me satisfeito com a que lhe dei.
À pergunta, qual o plural de melhor amigo, apenas conseguimos responder com  a fidelidade do sentir, “o melhor amigo é único”, por isso nunca existirá um plural para esta frase, esta expressão, este reconhecimento, este merecimento. 
E mesmo que o sejam apenas no singular, felizmente que (o) temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário