quinta-feira, 26 de junho de 2014

Post.it: Aniversários

São datas que festejamos porque as gostamos de  recordar, de guardar algures na memória, algures no peito. Então abrimos as asas à alegria de poder repetir vezes sem conta essa celebração de continuidade. Porque essa data nos dá motivos para gostar dela, para a enaltecer. É o culminar de mais um ano, de momentos, talvez nem todos completamente perfeitos, “houve dias de sol, houve dias de chuva”. Mas a grande felicidade é que houve “dias” que se multiplicaram por semanas, meses, anos. Celebramos aniversários, que são sempre de nascimento, de surgimento de algo de bom na nossa existência: o começo do amor, o casamento, o nascimento dos filhos, o início de uma carreira, a concretização de um sonho, projectos, viagens e até o início de uma amizade.
Então festejamos sem nos cansarmos, repetindo em nós a sensação do seu começo, a novidade, a surpresa, a alegria, o salto descompassado do coração, o tocar o céu, desenhar as estrelas, a descoberta única de uma felicidade que nos atingiu em pleno no corpo e na alma.
Mas há datas que entretanto já não festejamos por razões que só a vida, mentora de realidades, gestora do tempo, o pode explicar. Porque nós, embora já não tenhamos motivos para celebrar essa data, continuamos a recordá-la, sem aquela grande alegria, é verdade, mas, guardamo-la num recanto muito íntimo de nós, esse lugar a que chamamos Saudade.
Para todos os que celebram aniversários de algo, parabéns.
Para os que já não celebram algumas datas, que lhes seja possível voltar a celebrá-las.
Para os que não têm datas para celebrar, recomecem novos aniversários, comecem agora a festejar, nem que seja o dia de hoje, 26 de Junho de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário