terça-feira, 26 de julho de 2022

Post.it: Férias

É verão, época de férias, uns já foram, outros ainda hão-de ir, muitos já lá estão a viver o seu tempo de merecido descanso. 
Gosto de pensar as férias como um tempo nosso, feito por nós, ao nosso jeito. 
Cada um o desenhará tal como gosta, um tempo repleto de coisas que gostamos de fazer ou simplesmente, um tempo de não fazer nada. 
Um tempo “lento” para saborear o que a pressa do ano não permite. Fazer “nada” é uma arte que aprendemos com o tempo a construir. 
Passamos o ano a sonhar com as férias, mas conseguimos descansar durante as férias? Desligamos e descansamos ou ficamos ansiosos para fazer tudo o que planeamos? 
As férias de sonho no sonhar de cada um, fazer longas viagens, conhecer destinos exóticos ou simplesmente ter a oportunidade de contemplar o mar, estar mais tempo com os amigos e a família, dar asas ao pensamento em silenciosas caminhadas. Escrever, ler, pintar, mergulhar na natureza, celebrar cada minuto como se fosse o último, festejar cada dia como se fosse o primeiro. 
Somos pessoas de hábitos, com vidas cheias de rotinas, escravos do relógio, conseguiremos fazer um corte com tudo isso, despirmos a roupa justa de cada dia e vestirmos apenas kafkans? 
Precisamos de um tempo sem planos, sem horas para dormir ou acordar. Necessitamos de um tempo para sonhar, para descontrairmos, para apreciarmos, devagar o respirar. E depois, quando o coração encontra o seu ritmo, sair, encontrar momentos de alegria, de tranquilidade. 
Vamos entrar nas férias com o pé direito, caminhar lentamente com os dois e depois, firmemente como quem se encontrou, recomeçar o tempo de rotina com a certeza de que se fez tudo o que se quis, quando se quis. Que se teve umas boas férias.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário