Promete-me que serás diferente. Que lutarás por aquilo em que acreditas. Que não desistirás até atingires a meta. Que superarás todos os obstáculos. Que te levantarás todas as vezes que caíres. Que não te acomodarás só porque é difícil. Que não te deixarás ir na corrente só porque é mais fácil. Que não te deixarás convencer a ser assim, só porque todos o são. Que saberás dizer não quando for necessário, mesmo quando te implorarem um sim. Promete-me que não te tornarás indiferente ao mundo em que vives. Que não lhe virarás as costas só porque não é bonito. Que o enfrentarás mesmo que te magoe. Que não te desculparás com a falta de tempo e arranjarás força de vontade para cuidar dele.
Promete-me que não sufocarás a tua consciência só para não a ouvires chamar-te à realidade.
Promete-me que não te deixarás dominar pela inveja. Que não entrarás em rivalidades só para subires na vida.
Promete-me que serás gentil com os mais fracos e compreensivo com os que se julgam mais fortes. Que darás a mão a quem precisar dela para se apoiar. Que calarás os teus problemas para escutar quem os tem muito maiores. Que não sobrevalorizarás a tua dor perante a dor dos outros.
Promete-me que farás tudo para teres orgulho em quem és. E que um dia, daqui a muitos anos, olhes para trás e sintas que mesmo não tendo tudo, tens aquilo que conquistaste com o teu esforço. E se tiveres perdido muitas batalhas sabe que venceste a guerra, a tentação de ser apenas mais um, igual a todos os outros.
Um texto lúcido, cheio de bons conselhos, mas como tal, muitos deles ficam apenas no plano das boas intenções. Nós pais bem lhes queremos transmitir essa mensagem, mas a vida irá encarregar-se de moldar o carácter. Não bastam os genes, não bastam os amigos, o ambiente em que cresce e se desenvolve, é o conjunto de tudo e sobretudo da sua vontade.
ResponderEliminarSer correcto, justo, verdadeiro, quem não queria ter seguido sempre este percurso? Aqui e ali há que cortar caminho, seguir a via mais fácil. Sobretudo quando vemos que nos ultrapassam seguindo por atalhos e ficando sempre com o nosso lugar, para o qual até teríamos melhor desempenho, só porque soube ser (mais esperto), teve mais (lata) ou menos escrúpulos?
ResponderEliminarVivemos numa sociedade competitiva. É difícil resistir à tentação de seguir os mais populares, aqueles que têm sucesso e que nos podem levar com eles para o topo, mesmo que seja apenas ilusório. Ser diferente, muitas vezes significa não ser aceite no grupo, crescer sozinho, ser a vítima predilecta daqueles que o vêm como uma ameaça. O crescimento é difícil, uma prova dura de vencer. A família tem aqui um papel relevante, é o apoio que deve estar sempre presente para criar solidez, e valores para uma consciência que se desenvolve de forma sadia. Bj. Sandra B
ResponderEliminarTudo isso é muito verdadeiro, é quase um ideal, aquilo que queremos para os nosso filhos, futuros adultos que vão ser o nosso orgulho e o deles próprios, mas também já passei pela idade deles, pelas suas mesmas dificuldades, de não pisar o risco, quando tudo à nossa volta é tão apelativo. Beijocas C.
ResponderEliminarQuanta razão há nesta mensagem, a nossa coragem ou a falta dela para assumirmos a nossa diferença se essa for a nossa consciência. Não fazer algo só porque os outros fazem, ter capacidade de lutar pelo que se acredita. É difícil, perdem-se (amigos) ou talvez não. Um grande Beijo. Adelaide
ResponderEliminarAmiga promete-me que nunca vais deixar de nos presentear com mensagens destas.
ResponderEliminarGostaria de te prometer todas essas coisas mas muitas vezes as marés são mais fortes que as nossas forças e lá somos arrastados nelas. Bjs, A.
Giro, muito giro este post.it. Tão terno como a própria imagem que o ilustra. Luís
ResponderEliminarPrometo q já não luto pelo aquilo em q acredito porque esgotei as minhas forças; q desisti antes da atingir a meta, pq o ânimo me faltou. Q não superei todos os obstáculos, pq por cada um q superava outros dois se erguiam.Q não me levantarei sempre q cair, pq os ossos me doem e as lágrimas me pesam...E que um dia, daqui a muitos anos, qd olhar para trás, sinto mesmo q não tenho nada e lutei em vão, por sonhos, castelos no ar, mas terei a sensação de não ser de não ser apenas mais um, igual a tantos outros, isso terei. E sabes pq? Pq ninguém, ou poucos, são tão tão determinada e estupidamente tolos como eu.
ResponderEliminar"Mais vale as lágrimas de ter perdido do que a vergonha de não ter tentando por medo de fracassar".
ResponderEliminar