Sócrates sempre dizia que a sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os actos errados eram consequência duma manifesta ignorância.
Concordando na minha modesta opinião, sinto que tentamos encontrar uma saída, uma estrada, uma descida ou uma escada. Um caminho sem muitas curvas porque tenho tendência para enjoar, nem demasiado recto, porque ainda adormeço de tédio. A lição é aprendida, mas para cada nova situação a lição é de novo esquecida. Então questiono será que nunca aprendo para não voltar repetir os mesmos erros? Mas o coração sorri como se fosse uma criança que vive ainda de esperança.
Aceito-me como sou, capaz ainda de acreditar, capaz de me deslumbrar, capaz de começar tudo como se não tivesse sentido como se não tivesse sofrido. Começar sim, porque não encontro sentido na palavra recomeçar como se fosse um retomar tudo o que se tinha acabado.
Começar é partir do zero, escrever uma história, a nossa história, num livro de folhas brancas.
Admirar os olhos desse novo olhar. E a cada pergunta sobre a vivência passada responder apenas: Só sei que nada sei.
É sempre bom começar do zero, mas nem sempre é possivel. Não é fácil "despirmo-nos" do passado. Faz parte de nós, aprendizagens e vivências. Mas era bom tentar, começar. Beijocas
ResponderEliminarAinda bem que continuas a acreditar. Ainda bem que tens um coração de "criança" Porque muitos já o perderam e vivem demasiado rigidos e fechados no seu mundo, criam sentimentos de egocentrismo dificeis de contornar. Não deixes de ser assim. Bj A.
ResponderEliminarSó pessoas com grande humildade são capazes de reconhecer que "nada sabem", mas são na maior parte as têm mais sabedoria, as outras apenas pensam que sabem tudo. Gostei da tua lição. Bjs C.
ResponderEliminarGostei muito do teu post.it, continua a acreditar, porque tal como tu costumas dizer a brincar, "faz parte do teu charme" É por isso que gostamos de ti. BJS Rui
ResponderEliminarLições? Pois, nunca ouviste dizer que "burro velho não aprende linguas"? Nem burro velho nem novo. Temos dificuldade em aprender aquilo que gostávamos que fosse diferente. Mas embora penses que não é bom ser-se assim, ou seja acreditar. nem que para isso tenhamos de cometer os mesmos erros. Páginas em branco? Impossivel, o livro da vida com a nossa idade já tem muitas folhas preenchidas. Bjs A.
ResponderEliminarSócrates tinha toda a razão, continuamos a não saber nada quando a questão são as relações humanas. Bjs L.
ResponderEliminar