sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Post.it: Nesta janela cabe o mundo

Cada porta fechada guarda história de vidas que desconhecemos. Quando ela se abre, surpreende-nos, maravilha-nos, entristece-nos.  Vidas desiguais, vidas cansadas, vidas sofridas, vidas normais. Sonho com portas transparentes, com vidas sorridentes. Sonho chegar a todas elas, escutar as suas histórias, guardá-las na memória. Fazer delas uma lição, de luta, de luz, de vitória. Recordo algumas que conheço, aquela de quem está doente e se sente só mas que sorri quando abre esta janela, por onde não entra o sol mas uma energia que vem dum coração amigo,  porque a recebe de todos os que também estão aqui em frente a um ecrã e lhe levam a frescura da manhã. Lembro um jovem que desde sempre enfrenta a sua deficiência evolutiva e degenerativa, mais uma vez também ele carrega no botão e transpõe a porta fechada, que ultrapassa as suas limitações, porque aqui todos somos iguais. Iguais no desejo de ir mais além, de vencer obstáculos, de tentar esquecer a dor,  de sorrir como os demais, de ser feliz. Todos sem excepção, que vivem aprisionados na sua solidão: doentes, deficientes, desempregados, reformados, e outras tantas situações que estão por detrás das portas fechadas, aqueles que encontram neste meio, uma janela, que a abrem e recebem dela um infinito abraço.
Porque neste espaço todos podemos sonhar, todos podemos voar, todos podemos ser heróis da nossa história. Nesta dimensão sideral, neste universo sem fronteiras,  a distância deixou de fazer sentido. Aqui, agora, num tempo  que deixou  ser contado em horas, minutos, segundos, temos o instante, à velocidade dum clic.
Neste meio encontramos amigos virtuais e outros que são bem reais mas que a rotina da vida impede de estarem presentes em carne e osso, mas tu sabes estão sempre aqui á distância da tua mão que toca a minha.
Quanto aos outros que importa quem são, não vamos julgá-los, cumprem o seu papel de “amigos” ocupam o vazio de muitas vidas, dão-lhes colorido, levam-nos a viajar pelas estradas da imaginação. Toda a amizade, vale a pena, quer dure uma hora, um dia ou uma vida, porque deixa a nossa mais florida.

6 comentários:

  1. Anónimo3.12.10

    Realmente é uma grande janela, lá cabe tudo, o bom e o mau. Mas é sobretudo uma grande companhia para quem vive na solidão. Amigos verdadeiros? não serão, mas é como tu dizes cumprem o seu papel. Um papel pouco exigente mas que preenchem um pouco os dias. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3.12.10

    Gostei desta imagem duma janela que nos trás o "sol" e afasta a solidão. Amigos verdadeiros ou virtuais, estão presentes quando são necessários. Bj A.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3.12.10

    Mto bonito este texto. Esta mão que quase podemos tocar, esta mão que tecla connosco.Amigos que nos afastam da solidão. Uma solidão cada vez maior, de pessoas doentes, idosas, reformadas etc. Esta janela podia ser algo de bom se aí encontrarmos pessoas humanas e verdadeiras.Obrigado por te lembrares de todos eles, nos quais me incluo. Bjs Luís

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3.12.10

    Esta janela tem sido a minha salvação para manter a sanidade mental. Através dela falo com as minhas amigas que estão nos seus empregos, e de lá mandam-me o seu carinho. Obrigada por nos lembrares a sua importancia, que por vezes nos esquecemos de reconhecer. Obrigada linda, adorei, tu tens sido uma das mais belas flores da minha janela. Bj

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3.12.10

    É uma verdadeira janela, também a utilizo muito. Já não consigo viver com ela fechada. Os amigos, sejam eles reais ou virtuais são a nossa força estruturante. Bjs Amália

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3.12.10

    A internet é cada vez mais um meio que compõe um dos mais recentes binómios da nossa época, se por um lado afasta a solidão, por outro fomenta-a. Pela sua acessibilidade conduz a uma acomodação de hábitos. Desta forma muitas pessoas já não saem de casa, porque nela encontram o que necessitam. A televisão, com os seus dramas e alegrias e a internet onde os amigos estão à distância de um clicar de tecla. Há sempre um “amigo” nos meio duma tão vasta rede social. Mas as coisas atractivas têm quase sempre o seu lado negativo, para além de conduzir ao isolamento e à inacção pode levar a que se encontrem falsos e maléficos “amigos”
    A solução? Continua a ser o bom senso e alguns cuidados necessários. Será que todos estão preparados para esse alerta? O futuro o dirá… Gostei da tua análise, sempre muito positiva. Sandra B.

    ResponderEliminar