quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Post.it: O que nos liga

O que nos liga é esta última gota de orvalho esquecida na madrugada. O que nos liga é este céu, este dia, talvez esta hora. No momento em que o pensamento se reconcilia com as lembranças e dói no peito uma nova dor.
Passam-se dias, meses e a dor instala-se como se tivesse encontrado um lar. Sufoca-nos, rouba-nos o alento. Escurece o sol, entristece as flores, o tempo sem energia, arrasta-se como se carregasse às costas cada hora, cada minuto, cada segundo que demora a passar.
Alteram-se os sons, emudecem as vozes, até Chopin muda de tom, num tilintar copioso, que não é chuva, mas notas de um chorar dentro da alma.
Há palavras a quererem sair mas já sem nada para dizerem, quedam-se silenciosas em respeitosa contemplação.
 Os olhos escondem-se num fechar de pálpebras, que já não querem ver a paisagem, como se o horizonte fosse apenas um vazio de imagens sem emoção.
Por fim, liberta-se um suspiro há muito sufocado no coração. Um suspiro que se eterniza em busca dum eco que lhe corresponda. E a dor... a dor ganha um nome, o teu, saudade.

8 comentários:

  1. Anónimo26.1.12

    Uma linda reflexão, pensar no que nos liga uns aos outros. Uma gota de orvalho, um céu, este nevoeiro que hoje nos visita. Uma música que passa na rádio. Um desejo comum, um caminho. Tantas coisas, felizmente muitas mais do que as que nos separam. Um grande Beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26.1.12

    É tão bom ler o que escreves. É um embalo para a alma, é isso que nos une, a tua escrita e a minha leitura. Uma mesma sensação de melancolia e de felicidade. Porque a saudade pode ser boa quando nos faz ir ao encontro dessa emoção. Por isso aqui regresso, tenho sempre saudades do que escreves, do que és.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.1.12

    O que nos liga? Diria que sobretudo esta vida, este ar que respiramos, este céu que aguarda o nosso olhar. Se houver proximidade, talvez nos ligue o mesmo olhar, a mesma palavra, a mesma emoção. Tudo nos liga, mesmo quando sentimos que tudo nos separa. Estamos aqui e enquanto aqui estivermos estaremos ligados. José

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26.1.12

    Liga-nos o pensamento, que atravessa pontes, mares, fronteiras. Que nos aproxima na ligação do coração, mesmo quando se transforma em saudade.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.1.12

    Muitas coisas nos ligam, por vezes apenas o pensamento, a recordação ou a saudade que vai tornando-se um caminho para o esquecimento. Muito bonito, muito agradável estar ligada a ti neste espaço comum. Sandra B.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.1.12

    Gosto de pensar que nos liga este pequeno/grande momento de um prazer de leitura que se perpetua em agradável companhia pelo resto do dia. Alberto F.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo26.1.12

    O que nos liga todos, talvez esta hora, este encontro, este blog que adoro. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo26.1.12

    O que nos liga? Diria que este recanto literário, que nos eleva o espírito. BJs A.

    ResponderEliminar