segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Invejo-te


Invejo-te, a ti que recebes um sentir que não sabes cuidar.
Invejo-te o sentimento que lhe despertaste no coração.
Invejo-te que sejas tu que lhe povoas os sonhos,
Que lhe iluminas o olhar, que lhe cultivas a esperança.
Que o seu abraço tenha o desenho do teu corpo.
Que os seus lábios tenham os teus beijos.
Que sejas a inspiração dos seus pensamentos.
Que sejas a razão da sua coragem.
Invejo até as lágrimas que trazem o teu nome
Porque são mágoas apenas da saudade
Que apaga quando lhe trazes a felicidade.
Invejo-te porque és tudo o que eu nunca fui
Essa fonte imediata dos mais doces sorrisos.
Invejo-te porque vais onde nunca fui,
Até à essência profunda do seu ser.
Invejo-te porque és esse mar,
E eu serei sempre e apenas
Uma pequena gota…



quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Post.it: Pequenos sucessos ou grandes progressos


Sou uma pessoa positiva, mas de pés bem assentes no chão, por isso prefiro dizer que sou realista. Sou persistente, acredito na esperança como primeiro e último recurso. Insisto, teimo em não desistir. Se é difícil procuro torna-lo fácil, tem de haver algo bom mesmo no que é mau. Se tentar encontrar algo de positivo mesmo no meio de tantas coisas negativas já é uma pequena luz na escuridão. Defendo que nunca é tarde, que nada é tão mau quanto parece. Mas a cada passo as energias parecem esgotar-se, de imediato penso, amanhã é outro dia. Se não for este mês quem sabe no próximo. Não consegui este ano, mas vou fazer tudo para que seja no próximo. Afinal não dizem Ano Novo vida nova?
Sim com o começo do ano, é quase inevitável não desejarmos a renovação: seja dos nossos sonhos, seja das promessas que fazemos ou da esperança que continuamos a manter. E é por isso que iniciamos 2020 tal como nos outros anos tomando resoluções, quase sempre inexequíveis. Numa tentativa de nos mantermos fieis ao seu cumprimento, à frustração que sentimos quando não as conseguimos realizar. Isto acontece porque existe uma enorme diferença entre desejar a mudança e desejar-se mudar.
Outro factor importante diz respeito à tão falada e desejada força de vontade. Muitas pessoas assumem-na como uma característica da personalidade com a qual se nasce ou não. Mas há quem diga que pode ser treinada, como se fosse um músculo e quando exercitada pode tornar-se mais forte.
Todos nós somos um trabalho em progresso. E implementar mudanças nas nossas vidas não é algo que devamos fazer apenas no início do ano. Não existe melhor altura para mudar do que o presente. Mas se não conseguir alcançar grandes mudanças, há que ter em mente que pequenos sucessos conduzem a grandes progressos.